Com uma população de 121 mil habitantes a cidade de Ribeirão Pires gera cerca de 121 toneladas de resíduos sólidos por dia. Desses, cerca de 36 mil toneladas por dia é de material reciclável. O que significa dizer que o município gera somente de material que pode ser reciclado 1.090 toneladas por mês.
No mês de agosto de 2016, a Cooperpires, cooperativa de catadores da cidade de Ribeirão Pires, destinou à reciclagem 23 toneladas, o que corresponde a apenas 2,11% do material que poderia ser destinado à reciclagem. Levando em consideração que catadores avulsos, que não integram o grupo da Cooperpires, consigam destinar mais 10 toneladas, ainda assim o percentual é muito baixo.
Para Maria Benedita Mariano, presidente da Cooperpires, “precisamos aumentar a quantidade de material para a reciclagem para mostrar que a população e as autoridades da cidade de Ribeirão Pires são responsáveis e sustentáveis e para melhorar a renda dos catadores”. “Uma cidade estância turística como Ribeirão Pires, não pode mostrar para os turistas que não faz a lição de casa em relação ao respeito ao meio ambiente”, conclui Mariano.