Os catadores e catadoras de materiais recicláveis da Cooperpires realizam o seu Planejamento Estratégico e projetam aumento de 25% na coleta de materiais de 3 em 3 meses até atingir, a sua capacidade máxima de 180 toneladas.
Esse planejamento está sendo realizado em setembro e outubro de 2016 e faz parte do Programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem Trabalho e Renda” mantido por meio de um termo de cooperação entre a Abihpec e a Coopcent ABC, como parte do programa de logística reversa de embalagens, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A parceria entre a Coopcent ABC e Abihpec teve início em primeiro de agosto de 2016 e prevê a compra de máquinas e equipamentos e assessoria e formação para as cooperativas que estão integradas à rede Coopcent ABC, entre elas a Cooperpires.

Segundo Adolfo Homma, economista e jornalista, que atua na coordenação da assessoria e formação, a convite da ARCOP, entidade de catadores e catadoras da região do Oeste Paulista do Estado de São Paulo, responsável pela assessoria e formação do programa, “o objetivo dos trabalhos é proporcionar aumento da quantidade de materiais destinados à reciclagem e a da renda dos catadores e catadoras, e melhoria das condições de trabalho”.
No mês de agosto deste ano a cooperativa destinou à reciclagem 23 toneladas, o que corresponde a cerca de 2,11% do total passível de ser reciclável. Pela projeção de aumentar em 25% a quantidade de materiais destinados à reciclagem a cada 3 meses, até março de 2017 a Cooperpires pretende atingir 50 toneladas mês.

Para Joana Darc Pereira, catadora da Cooperpires, “este planejamento prevê um conjunto de ações que envolve recursos da Abihpec e estratégias para ampliar a quantidade e qualidade dos materiais coletados na coleta porta a porta e que todas as cooperativas do ABC vinculadas já estão realizando”. “Esperamos que mesmo com esta crise econômica que está causando desemprego e gerando tristezas à famílias brasileiras, os catadores do ABC venham melhorar suas condições de vida, porque já vem sofrendo há muitos anos, mesmo quando não tínhamos crise”, conclui Joana.
Clique aqui para ver o planejamento estratégico participativo versão preeliminar, que será aprovado e consolidado no sábado dia 15 de Outubro .