Praticamente toda semana ocorre furtos na Cooperpires, com ladrões arrombando as portas e roubando o que pode. A Cooperpires fica em um local isolado, vizinha às Faculdades integradas de Ribeirão Pires, no Bairro Aliança, e sem nenhuma proteção de segurança contra roubos.

Está previsto com o Programa “Dê as mãos para o futuro”, realizado por meio de termo de parceria entre a Abihpec e a Coopcent ABC a construção de muro de proteção e colocação de arame cortante, para dificultar esses furtos constantes. Também será instalado um sistema de alarme monitorado por câmeras que ao serem acionados irá realizar chamadas a celulares de cooperados, para que possam monitorar de suas residências o que está acontecendo na cooperativa. Para Dorinha, catadora da Cooperpires, “isto era o que estávamos precisando, porque esses roubos, desanimam bastante a gente. Não conseguíamos passar o fim de semana tranquilo porque sempre que chega a segunda, as portas estão arrombadas, isso não é vida”.

Segundo o croqui das benfeitorias será levantado o muro, instalado serpentinas para muros e a cobertura no ponto de chegada dos materiais recicláveis para evitar que os materiais recicláveis molhem e com isso cerca de 30% são destinados à rejeitos.